O Programa Vida Saudável é uma Parceria entre duas ações do Ministério da Cidadania destinadas às pessoas idosas: a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), ligada à Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, e o Programa Vida Saudável, da Secretaria Especial do Esporte. Com esta união, os municípios que já fazem parte da Iniciativa da pasta de Desenvolvimento Social poderão receber kits para promover a prática de exercícios físicos e de lazer para os idosos, aumentando a qualidade de vida, ampliando o processo de socialização e auxiliando na recuperação da saúde. Para receber os equipamentos, é necessária a adesão à Estratégia.
Com isso, o Programa Vida Saudável deve se expandir e atender mais de 460 municípios que fazem parte da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Os equipamentos serão repassados aos municípios por meio de Doação direta. Além disso, o Programa ofertará capacitação aos profissionais que acompanharão as atividades voltadas para os idosos.
O Programa Vida Saudável na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa apoia os municípios participantes com capacitação e kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa brasileira.
O Programa Vida Saudável na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa apoia os municípios participantes com capacitação e kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa brasileira.
Acesse o Edital de chamamento público
Saiba como participar
Acesse o Sistema Brasil Amigo da Pessoa Idosa (SISBAPI):
https://aplicacoes.mds.gov.br/sisbapi/
Também indique no SISBAPI: O setor que ficará responsável pela Gestão do Programa Vida Saudável; Algumas informações sobre o Coordenador Geral do Programa; A quantidade de núcleos pretendida, de acordo com o porte populacional do município.
Clique no botão do Vida Saudável, à esquerda do painel da Estratégia: Programa vida saudável
Aguarde análise do Ministério da Cidadania. Em breve, entraremos em contato para informações sobre os próximos passos
Baixe o Termo de Manifestação de Interesse, que deve ser assinado pelo Prefeito, e suba esse documento de volta no Sistema Brasil Amigo da Pessoa Idosa (SISBAPI).
O município ainda não aderiu à Estratégia?
Faça já a adesão e participe do Vida Saudável
nessa modalidade!
Dúvidas: bapi@cidadania.gov.br