Passo a Passo para o Cadastramento da sua ONG na Plataforma Mais Brasil!

*Orientação Gratuita para Cadastramento da sua Instituição na Plataforma Mais Brasil

O Ingesto – Instituto para Gestão do Terceiro Setor em Parceria com nossos Cooperadores Voluntários está disponibilizando ORIENTAÇÃO GRATUÍTA para toda ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS que precisa Cadastrar na Plataforma mais Brasil para Captar Recursos junto ao Orçamento Público Federal para o ano de 2023.

Sabia: Que é disponibilizado cerca de 17 Bilhões por ano para Organizações do Terceiro Setor!

Você sabia que cerca de 17 Bilhões são disponibilizados todos os anos para Organizações do Terceiro Setor no Orçamento Geral da União? Esse montante é disponibilizado para que as Organizações sem Fins Lucrativos possam captar recursos para serem utilizados em seus projetos sociais! E, geralmente para que sua Instituição possa captar recursos no Orçamento Federal é necessário ter o CADASTRO na Plataforma Mais Brasil.

QUEM ESTÁ APTO?

Quais Organizações estão APTAS?

OSCs

Organizações da Sociedade Civil: Associações, Fundações, Sindicatos, Cooperativas, Associações Religiosas!

OSs

Organizações Sociais: Saúde, Educação!

OSCIPs

Organizações da Sociedade Civil!

Exigências Básicas

Quais sãos as exigências mínimas necessárias para que uma ONG possa Captar Recursos junto ao Poder Público Federal?

Três anos de Existência

A instituição tem que provar, via CNPJ que existe há mais de 3 anos. Ou seja, para o Orçamento de 2023, é necessário que a data de criação da instituição seja no máximo de fev/2020.

TEMPO DE ATIVIDADE

A instituição tem que comprovar que está ATIVA, no mínimo, há um ano. No CNPJ da Instituição a data da última atualização tem que ser, no mínimo, de fev/2022.

TEMPO DE EXPERIÊNCIA

A instituição tem que comprovar que possui experiência na área de captação, no mínimo, há um ano. É necessário que a instituição prove experiência na execução do Objeto de captação, no mínimo, no exercício de 2022 inteiro.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Em quais áreas as Organizações do Terceiro Setor Podem buscam recursos?

Saúde

Aquisição de Equipamentos. Custeio, Manutenção, Ambulância, ATENÇÃO PRIMÁRIA E, CICLO DE VIDA, Incremento Temporário ao Custeio dos Serviços de Atenção Primária à Saúde para Cumprimento de Metas (PAP), Incremento Temporário do Teto da Média e Alta Complexidade (MAC).

Meio Ambiente

Proteção Ambiental, Usina de triagem mecanizada com compostagem, Sistema de coleta seletiva manual com Ecopontos, Sistema de coleta seletiva mecanizada, com lavador automatizado, Sistema de tratamento de esgoto unifamiliar, Mutirões de limpeza, Ecobarreiras, Redes coletoras, Ecoboat.

Prevenção ao Uso de Drogas

Política Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas - SENAPRED, Caminhos das Esperança, Luz da Vida, Construindo o Amanhã, Retorno à Vida, formação e Inclusão Social,

Assistência Social

Estruturação da rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS, Idosos, Criança, Pessoas em situação de dependência,.

Cultura

Projeto musicalização Quilombola, Comunidades tradicionais Negras, Indígenas, Quilombolas, Fundação Cultural Palmares, Informação e Referência da Cultura Negra, Patrimônio Afro-brasileiro Apoio Cultural.

Esporte

Programa Segundo Tempo, Programa de Esporte e Lazer na Cidade, Programa Vida Saudável, Eventos Esportivos, Lazer e Inclusão Social, Programa Seleções do Futuro.

Direitos Humanos

Reconecte, Promoção dos Direitos e da Dignidade da Mulher, Ações Itinerantes de Registro Civil de Nascimento e de Acesso à Documentação Básica, Atividades Turísticas para Pessoas Idosas, Fortalecimento do Pacto Nacional de Enfretamento à Violência LGBTfóbica, Programa Criança Protegida, Projeto Estudante de Atitude.

Agricultura

Fomento ao Setor Agropecuário, Modernização e inovação das cadeias produtivas, • Selo Arte; • Fortalecimento da pecuária nacional; • Abelhas do agro; • Leite do Brasil; • Fortalecimento da equideocultura nacional; e • Produção Integrada Agrícola.

MANUAL

Por isso estamos disponibilizando abaixo o manual para que você possa realizar o seu cadastramento. Se houver dúvida, por favor nos chame via WhatsApp ou através do nosso Formulário de Contato, que nossos Consultores retornarão para orientá-lo em seu Cadastramento.

CADASTRAMENTO DE ORGANIZAÇÃO DA Sociedade Civil – OSC
MÓDULO DE TRANSFERÊCIAS DISCRICIONÁRIAS

Cadastros Plataforma +Brasil (P+B)
• Importante observar que a P+B possui 02 (dois) módulos relacionados ao cadastro.

Consultar OSC cadastradas na Plataforma +Brasil – Módulo Discricionárias.
Cadastrar nova OSC na Plataforma +Brasil – Módulo Discricionárias.
Consultar OSC cadastradas na Plataforma +Brasil – Módulo Discricionárias.
Cadastrar nova OSC na Plataforma +Brasil – Módulo Discricionárias.

Passo a passo operacional.

COMO PESQUISAR SE A INSTITUIÇÃO POSSUI CADASTRO NA PLATAFORMA?

Como consultar se minha OSC está cadastrada no Módulo de Discricionárias da Plataforma +Brasil? Caso ela não esteja
cadastrada, como realizar este cadastro?
R: Você verá que é bem simples realizar consultas e cadastramentos, basta seguir os passos deste tutorial.

Para consultar não é necessário ser cadastrado
Desça a página do portal até encontrar a próxima imagem.
Para consultar não é necessário ser cadastrado
Desça a página do portal até encontrar a próxima imagem.
Clique no local indicado.
Para consultar não é necessário ser cadastrado

Consultar Proponente
Consultar Proponente
Para iniciar a consulta digite o CNPJ ou Nome da OSC e depois clique em “Consultar”.
Para iniciar a consulta digite o CNPJ ou Nome da OSC e depois clique em “Consultar”.
Após consultar, se a OSC já estiver cadastrada, ela aparecerá no “Resultado da Consulta” e para verificar as suas informações basta clicar sobre o nome da OSC.
Após consultar, se a OSC já estiver cadastrada, ela aparecerá no “Resultado da Consulta” e para verificar as suas informações basta clicar sobre o nome da OSC.
Você poderá consultar informações sobre os “Dados Básicos”, “Estatuto” da OSC, “Diretoria” e “Membros”
(usuários cadastrados na OSC). Para verificar as informações de qualquer um desses menus, basta selecionar clicando sobre
o nome.
Você poderá consultar informações sobre os “Dados Básicos”, “Estatuto” da OSC, “Diretoria” e “Membros”
(usuários cadastrados na OSC). Para verificar as informações de qualquer um desses menus, basta selecionar clicando sobre
o nome.
A OSC não apareceu na consulta, o que fazer? R: Se a Plataforma não localizou a OSC é porque CNPJ informado é inexistente ou a OSC ainda não se encontra cadastrada.
Se a OSC não está cadastrada no Módulo de Transferências Discricionárias da Plataforma +Brasil, como realizar este cadastro?
R: Siga o passo a passo seguinte.
A OSC não apareceu na consulta, o que fazer? R: Se a Plataforma não localizou a OSC é porque CNPJ informado é inexistente ou a OSC ainda não se encontra cadastrada.
Se a OSC não está cadastrada no Módulo de Transferências Discricionárias da Plataforma +Brasil, como realizar este cadastro?
R: Siga o passo a passo seguinte.

COMO CADASTRAR SUA INSTITUIÇÃO

www.gov.br/plataformamaisbrasil - Desça a página do portal até encontrar a próxima imagem.
www.gov.br/plataformamaisbrasil – Desça a página do portal até encontrar a próxima imagem.
Acesso Livre e clique no local indicado
Acesso Livre e clique no local indicado
Cadastro de Proponente
Cadastro de Proponente
Para iniciar o cadastro, os primeiros dados a serem informado são o CNPJ da OSC que se pretende cadastrar e os dados de identificação da pessoa responsável por realizar o cadastramento, chamada aqui de Cadastrador. Informe seus dados
de identificação como responsável pelo cadastro.
Para iniciar o cadastro, os primeiros dados a serem informado são o CNPJ da OSC que se pretende cadastrar e os dados de identificação da pessoa responsável por realizar o cadastramento, chamada aqui de Cadastrador. Informe seus dados
de identificação como responsável pelo cadastro.
Preenchidas e conferidas todas as informações, clique em “Confirmo os Dados Deste Formulário”.
Preenchidas e conferidas todas as informações, clique em “Confirmo os Dados Deste Formulário”.
Após salvar as informações da aba “Cadastrar”, você será direcionado para a aba “Verificar Conta”. Você receberá um e-mail
de ativação com um código no email cadastrado anteriormente e deve inseri-lo e clicar em “Ativar”.
Após salvar as informações da aba “Cadastrar”, você será direcionado para a aba “Verificar Conta”. Você receberá um e-mail
de ativação com um código no email cadastrado anteriormente e deve inseri-lo e clicar em “Ativar”.
A próxima etapa é definir a senha. Caso tenha dúvidas em relação aos critérios pré estabelecidos de definição de senha, você pode clicar no ícone “?”, para receber ajuda da Plataforma. Definida a senha, clique em “Definir Senha”. Concluídas essas três etapas, a Plataforma irá te direcionar para a inclusão dos dados da Organização da Sociedade Civil – OSC.
A próxima etapa é definir a senha. Caso tenha dúvidas em relação aos critérios pré estabelecidos de definição de senha, você pode clicar no ícone “?”, para receber ajuda da Plataforma. Definida a senha, clique em “Definir Senha”. Concluídas essas três etapas, a Plataforma irá te direcionar para a inclusão dos dados da Organização da Sociedade Civil – OSC.
Aqui nesta tela a Plataforma traz uma Introdução com orientações sobre a realização do Cadastro de uma OSC, sinalizando o que deverá ser preenchido em cada uma das abas do processo de cadastro. Feita a leitura, clique em “Avançar para Etapa 1 – Dados Básicos”.
Aqui nesta tela a Plataforma traz uma Introdução com orientações sobre a realização do Cadastro de uma OSC, sinalizando o que deverá ser preenchido em cada uma das abas do processo de cadastro. Feita a leitura, clique em “Avançar para Etapa 1 – Dados Básicos”.
Na aba “Dados Básicos”, apareceram 3 itens. O primeiro é o “1.1 Identificação”, nele você deve conferir os dados extraídos da
Receita Federal e caso os dados estejam desatualizados, você deverá se dirigir à Receita Federal para atualização. Conferidos os dados de identificação, clique em “Avançar”.
Na aba “Dados Básicos”, apareceram 3 itens. O primeiro é o “1.1 Identificação”, nele você deve conferir os dados extraídos da
Receita Federal e caso os dados estejam desatualizados, você deverá se dirigir à Receita Federal para atualização. Conferidos os dados de identificação, clique em “Avançar”.
A próxima etapa é informar os dados de contato no item “1.2 Contato”. Preenchido o telefone e e-mail, clique em “Avançar”.
A próxima etapa é informar os dados de contato no item “1.2 Contato”. Preenchido o telefone e e-mail, clique em “Avançar”.
O próximo e último item de preenchimento na aba Dados Básicos é o “1.3 Áreas de Atuação”, aqui deverão ser selecionadas e marcadas as áreas de atuação da OSC, conforme demonstraremos na tela seguinte.
O próximo e último item de preenchimento na aba Dados Básicos é o “1.3 Áreas de Atuação”, aqui deverão ser selecionadas e marcadas as áreas de atuação da OSC, conforme demonstraremos na tela seguinte.
Você poderá filtrar a área de atuação ou realizar a ordenação das áreas. Para selecionar a área de atuação clique sobre a setinha azul a frente da área correspondente.
Você poderá filtrar a área de atuação ou realizar a ordenação das áreas. Para selecionar a área de atuação clique sobre a setinha azul a frente da área correspondente.
Para selecionar basta clicar na caixinha de seleção a frente do Clique nome. Note que conforme a seleção é realizada, as
áreas de atuação são sinalizadas na lateral da tela.
Para selecionar basta clicar na caixinha de seleção a frente do Clique nome. Note que conforme a seleção é realizada, as
áreas de atuação são sinalizadas na lateral da tela.
Concluída a seleção das áreas de atuação da OSC, clique em “Avançar”.
Concluída a seleção das áreas de atuação da OSC, clique em “Avançar”.
Você será direcionado a segunda aba de preenchimento, que é o “2 Estatuto”. Nesta aba você primeiro deverá preencher o item “2.1 Objeto do Estatuto Social” da OSC e na sequência clicar em “Avançar”.
Você será direcionado a segunda aba de preenchimento, que é o “2 Estatuto”. Nesta aba você primeiro deverá preencher o item “2.1 Objeto do Estatuto Social” da OSC e na sequência clicar em “Avançar”.
Para fazer upload do arquivo do estatuto para a Plataforma, clique em selecionar e localize o arquivo
desejado em seu computador.
Para fazer upload do arquivo do estatuto para a Plataforma, clique em selecionar e localize o arquivo desejado em seu computador.
Localizado o arquivo, clique em “OK”.
Localizado o arquivo, clique em “OK”.
Pronto! O arquivo já foi incluído. Observe que você ainda possui as ações de baixar o arquivo e excluir arquivo. Finalizada a inclusão do arquivo do estatuto, clique em “Avançar”.
Pronto! O arquivo já foi incluído. Observe que você ainda possui as ações de baixar o arquivo e excluir arquivo. Finalizada a inclusão do arquivo do estatuto, clique em “Avançar”.
Chegamos a terceira e última etapa do cadastro da OSC. Agora é necessário incluir os dados da “3 Diretoria”. Aqui o primeiro passo é
informar o “3.1 Mandato” incluindo a data de início e término do mandato da atual diretoria da OSC e na sequência descrever o nome do arquivo e incluir como anexo a ata de eleição.
Chegamos a terceira e última etapa do cadastro da OSC. Agora é necessário incluir os dados da “3 Diretoria”. Aqui o primeiro passo é
informar o “3.1 Mandato” incluindo a data de início e término do mandato da atual diretoria da OSC e na sequência descrever o nome do arquivo e incluir como anexo a ata de eleição.
Após a inclusão das informações solicitadas, você deverá clicar em “Avançar”.
Após a inclusão das informações solicitadas, você deverá clicar em “Avançar”.
Chegamos agora ao item “3.2 Dirigentes”, aqui você informará os dados do dirigente da OSC. ATENÇÃO! Caso você que esteja realizando o cadastramento seja o dirigente a ser informado, basta clicar na opção “Buscar meus dados” que  Plataforma já preenche automaticamente seus dados básicos. Ainda é possível sinalizar se o dirigente que está sendo cadastrado é o “Responsável Legal” e oque está “Em Exercício”.
Chegamos agora ao item “3.2 Dirigentes”, aqui você informará os dados do Dirigente da OSC. ATENÇÃO! Caso você que esteja realizando o cadastramento seja o Dirigente a ser informado, basta clicar na opção “Buscar meus dados” que Plataforma já preenche automaticamente seus dados básicos. Ainda é possível sinalizar se o Dirigente que está sendo cadastrado é o “Responsável Legal” e oque está “Em Exercício”.
Caso seja necessário incluir mais de um dirigente, basta clicar em “Incluir Novo Dirigente” e repetir o passo anterior. Incluído o(s) dirigente(s), basta clicar em “Enviar E-mail de Ativação e Finalizar Cadastro”.
Caso seja necessário incluir mais de um Dirigente, basta clicar em “Incluir Novo Dirigente” e repetir o passo anterior. Incluído o(s) Dirigente(s), basta clicar em “Enviar E-mail de Ativação e Finalizar Cadastro”.
Aqui você deve prosseguir para a tela de inclusão dos perfis dos membros (dirigentes) já incluídos
anteriormente durante o cadastro.
Aqui você deve prosseguir para a tela de inclusão dos perfis dos membros (dirigentes) já incluídos
anteriormente durante o cadastro.
A Plataforma apresentará uma breve “Introdução”, leia a explicação e posteriormente clique em Avançar”.
A Plataforma apresentará uma breve “Introdução”, leia a explicação e posteriormente clique em Avançar”.
1 - Primeiro você deve clicar na setinha azul a frente do nome do usuário, e posteriormente escolher os perfis que
aquela pessoa terá no Módulo de Transferências Discricionárias da Plataforma +Brasil. 2 - Após a seleção de
perfis, o segundo passo é clicar em “Efetivar Cadastro”.
1 – Primeiro você deve clicar na setinha azul a frente do nome do usuário, e posteriormente escolher os perfis que
aquela pessoa terá no Módulo de Transferências Discricionárias da Plataforma +Brasil. 2 – Após a seleção de
perfis, o segundo passo é clicar em “Efetivar Cadastro”.
Para aprender a gerenciar os dados de cadastro de uma OSC, bem como incluir novos usuários, gerenciar perfis e realizar exclusão de usuários, veja nosso tutorial sobre Gerenciamento de OSC. Nossos tutoriais são publicados no Portal da Plataforma + Brasil (gov.br/plataformamaisbrasil), no acesso a “Manuais e Tutoriais”.
Para aprender a gerenciar os dados de cadastro de uma OSC, bem como incluir novos usuários, gerenciar perfis e realizar exclusão de usuários, veja nosso tutorial sobre Gerenciamento de OSC. Nossos tutoriais são publicados no Portal da Plataforma + Brasil (gov.br/plataformamaisbrasil), no acesso a “Manuais e Tutoriais”.

DÚVIDAS
• Qualquer dúvida quanto à P+B pode nos chamar via WhatsApp ou através do Formulário de Contato.

Quem Somos!

O INGESTO e seu Time de Profissionais possuem mais de 20 anos de Mercado e estamos determinados a criar um novo MINDSET juntamente com o 1.º, 2.º e 3.º Setor no Brasil, com Transparência, eficiência, espírito público, publicidade, ética e profissionalismo.

Por meio de uma imersão para diagnóstico e detecção de processos, o INGESTO desenvolve o crescimento da organização como um todo. O objetivo do trabalho é gerar maior clareza e consciência do fluxo e dos vários papéis que tanto a instituição do Terceiro Setor, o Setor Público, quanto as empresas que atuam na área de responsabilidade social ocupam na sociedade.

Nossos princípios e valores são inegociáveis
A falta de expertise, corpo técnico inadequado, falta de conhecimento junto ao Orçamento Geral da União tem feito com que muitas instituições percam recursos públicos federais. Estamos aqui para corrigir isso com clareza  e Transparência.

Voluntário

Voluntário

Seja um Voluntário

Ser Voluntário é doar-se simplesmente pelo prazer de fazer o bem ao outro! Agradecemos a todos Voluntários que tornam nossa Missao Possível!

Fale Conosco

*Observações:

1. O Ingesto se acha no direito de sobrestar a qualquer momento, a qualquer hora e sob qualquer circunstância o atendimento sobre as orientações no cadastramento da Instituição na Plataforma Mais Brasil.

2. As orientações dos Cooperadores passam necessariamente pelas disponibilidade dos mesmos, assim, havendo uma demanda muito grande o atendimento pode demorar horas e até dias. Solicitamos paciência, mas todas as dúvidas serão respondidas.

3. As orientações serão realizadas exclusivamente pelo WhatsApp, ou por e-mail: contato@ingesto.org.br, assim evite utilizar o telefone para não sobrecarregar nossos Cooperadores.

Localização

SEPS Qd. 710/910 Cj D, Lj 28, CEP: 70.390-108, Brasília/DF

Atendimento

09:00 AM – 17.00 PM
Segunda – Sexta