Passo a Passo: Como cadastrar seu Plano de Trabalho na Plataforma Mais Brasil – PG 06!

Continuação Página 6

Para dar continuidade ao exemplo e incluir os itens restantes, o usuário deverá preencher os campos conforme orientado anteriormente.

Após o preenchimento do último e de todos os itens, o sistema exibirá as mensagens: ”Bem/Serviço incluído com sucesso” e quando a soma do valor dos itens atingir o valor global do Convênio, o sistema exibirá também a Mensagem: “Valor total dos bens e serviços atingiu o valor total do Objeto”, conforme Figura 51.
Na seção de Valores Totais, o sistema contabiliza e atualiza os valores informados para cada item incluído e observe que os itens incluídos poderão ser alterados ou excluídos, conforme Figura 52.
Caso o Convênio faça uso do Rendimento de Aplicação, o sistema atualizará na coluna “Rend. Aplicação” os valores do recurso utilizados.

Importante: Para os programas incluídos e disponibilizados pelo órgão Concedente com a lista de itens, o Proponente, ao incluir a Proposta, na aba Plano de Aplicação Detalhado, só poderá incluir os itens que constam relacionados na lista de itens.

Para consultar a Lista de Itens, o usuário deverá acessar o Portal dos Convênios com login e senha ou Certificado Digital, clicar no menu “Programas/Consultar Programas“, no campo “Código do Programa” informar o código do Programa e clicar em consultar, clicar na aba “Lista de Itens – Tipo de Despesa”, baixar a planilha e verificar os itens.

Observação: Caso o item não conste na lista de itens, o usuário poderá verificar com o Concedente se é possível alterar a lista de itens no Programa.

4.2.7. Visualizar Plano de Aplicação Consolidado

Informada a relação do(s) item(ns) de tipo de despesa, o sistema disponibilizará o Plano de Aplicação Consolidado dos recursos a serem desembolsados pelo Concedente e Convenente em forma de Contrapartida, se for o caso.

O Plano de Aplicação Consolidado apresenta para cada item incluído, os campos de “Classificação de Despesas”, “Recursos Convênio”, “Contrapartida Bens e Serviços”, “Rendimento de Aplicação” e o “Total”.

Para visualizar o Plano de Aplicação Consolidado, o usuário deverá clicar na aba “Plano de Aplicação Consolidado”, conforme Figura 53.
Caso o Convênio faça uso do Rendimento de Aplicação, o sistema atualizará na coluna “Rend. Aplicação” os valores do recurso utilizados.

4.2.8. Incluir Anexos

Para inclusão de arquivos anexos, o usuário deverá acessar a aba “Anexos”. Podem ser incluídos arquivos contendo por exemplo, planta da obra, foto do terreno onde será realizada a obra, laudos, pareceres técnicos e etc com até 1MB (1024 kbytes).

Os campos devem ser preenchidos conforme orientações a seguir :
Após o preenchimento dos campos, o usuário deverá clicar em “Anexar”,conforme Figura 54.
Ao clicar no botão “Anexar”, o sistema exibirá MensagemEnvio do arquivo realizado com sucesso”.

Uma proposta pode ter mais de um anexo. Os anexos incluídos são exibidos na parte inferior da tela. Para cada anexo, o sistema disponibiliza os botões de “Abrir” e “Excluir”, que permitem sua visualização ou exclusão, caso necessário, conforme Figura 55.
Importante: As extensões permitidas são: pdf, jpg, gif, png, mpeg, avi e txt.

4.2.9. Incluir Projeto Básico/Termo de Referência

Para inclusão de Projeto Básico/Termo de Referência, o usuário deverá acessar a aba “Projeto Básico/Termo de Referência”. Podem ser incluídos documentos contendo por exemplo, os dados da obra (Projeto Básico), a contratação de serviços e aquisição de material (Termo de Referência). Para isto, o usuário deverá clicar em “Inclusão de Projeto Básico/Termo de Referência”, conforme Figura 56.
Após o usuário clicar no botão “Inclusão de Projeto Básico/Termo de Referência”, o sistema exibirá tela com os campos a serem preenchidos conforme orientações a seguir:
Após o preenchimento dos campos, o usuário deverá clicar no botão “Inserir”, conforme Figura 57.
Ao clicar no botão “Inserir”, o sistema exibirá a MensagemAnexo salvo com sucesso”.

Uma proposta pode ter mais de um arquivo de Projeto básico/termo de referência. Os arquivos incluídos são exibidos na parte inferior da tela. Para cada arquivo, o sistema disponibiliza os botões de “Excluir”, “Detalhar” e “Baixar”, que permitem sua exclusão, detalhamento ou download, caso necessário, conforme Figura 58.
Importante: As extensões permitidas para os anexos são: txt, doc, xls, ods, odt, pdf, cad, dwg, gif, jpg, jpeg e png.

4.2.10. Incluir Declarações

A aba “Declarações” visa o atendimento dos dispositivos legais das alterações da Portaria Interministerial n° 507/2011. Trata-se de um melhor controle na gestão das declarações que são realizadas pelo Convenente na celebração de um Convênio. Essa opção só estará disponível para convenentes do tipo: Administração Pública Estadual ou Distrito Federal e Administração Pública Municipal. O usuário deverá possui perfil de “Cadastrador de Proposta”.
Importante:
São dois grupos de declarações que podem ser incluídas pelo Convenente: o primeiro relacionado com o Art. 38 e o segundo relacionado com o Art. 39.

Para inclusão das declarações, o usuário deverá acessar a aba “Declarações” e clicar no botão “Incluir”, conforme Figura 59.
O sistema exibirá tela com o campo “Tipo de Declaração” para que o usuário selecione um tipo de declaração conforme os grupos abaixo:
Ao selecionar o tipo de declaração, o texto explicativo relacionado ao mesmo ficará exposto na tela e o usuário poderá clicar no botão “Anexar” para incluir os arquivos, conforme Figura 60.