A avaliação de uma ONG deve ser uma abordagem holística que vai além dos números financeiros, refletindo o impacto social, a sustentabilidade, e os ativos tangíveis e intangíveis da organização. A combinação desses métodos pode fornecer uma visão abrangente do valor da ONG.

Leia Mais

No final de 2023, foi promulgado o Decreto nº 11.791/2023, que regulamenta a Lei Complementar nº 187/2021, sobre a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). A legislação pôs fim à discussão que se estendia por anos sobre a necessidade de uma lei deste tipo para fixar os requisitos necessários para que as instituições filantrópicas e beneficentes pudessem alcançar a imunidade tributária. A Lei Complementar nº 187/2021 estabelece que para ser considerada entidade beneficente, a pessoa jurídica deverá ser sem fins lucrativos, prestar serviços nas áreas de assistência social, de saúde e de educação e ser certificada na forma da legislação. É necessário reforçar que as entidades beneficentes precisam estar atentas às modificações trazidas pela Nova Lei do CEBAS, realizando os ajustes necessários para cumprir todos os requisitos.

Leia Mais

O Decreto 11.948/2024, que altera a regulamentação do marco regulatório das organizações da Sociedade Civil (OSCs), representa um marco histórico para o Terceiro Setor no Brasil. O decreto traz diversas inovações que visam fortalecer as OSCs, aumentar a Transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos, e facilitar a celebração de parcerias entre o […]

Leia Mais

A grande maioria das organizações sem fins lucrativos surgem de trabalhos voluntários altruístas de seus idealizadores. As motivações para criação e a manutenção de uma organização sem fins lucrativos (OSFL) mesmo em meio a grandes dificuldades financeiras são complexas. Diversos fatores podem influenciar nessa decisão, e é importante reconhecer que cada organização possui suas próprias particularidades e desafios.

Leia Mais

Assim questionamos: É possível comercializar uma Instituição Sem Fins Lucrativos – ISFS? É possível vender sua Organização Não Governamental – ONG? É possível “vender” e “comprar” um CNPJ de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP? ou “comprar” ou “vender “sua Fundação, Associação, Associação Religiosa, OSCIP, OS, e demais organizações correlatas?

Leia Mais

Estatísticas de doações de caridade em 2023

  • Ingesto
  • 8 de setembro de 2023
  • 24 minutos de leitura

Estatísticas de doações de caridade em 2023. Dados estatísticos de doações para Organizações Sem Fins Lucrativos nos Estados Unidos.

Leia Mais

MinC abre Edital para execução da programação cultural

  • Ingesto
  • 29 de agosto de 2023
  • 2 minutos de leitura

Está aberto o edital do Ministério da Cultura (MinC) de Chamamento Público para a Programação Cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília-DF. O objetivo é selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para executar a Programação Cultural da Biblioteca, abrangendo eventos comemorativos, atividades artísticas, educacionais e de promoção da leitura. O investimento para a realização do projeto é de R$ 1,5 milhão e as inscrições vão até 27 de setembro

Leia Mais

Saúde Indígena

Leia Mais

Informações e Orientações sobre a Portaria n. 886/23 do MDS!

  • Ingesto
  • 25 de maio de 2023
  • 3 minutos de leitura

Informações e Orientações sobre a Portaria n. 886/23 do MDS que dispõe procedimentos para a execução de despesas extraordinárias em ações e serviços do SUAS

Leia Mais

Estudo inédito traça o perfil das OSCs criadas em 120 anos no Brasil

  • Ingesto
  • 22 de fevereiro de 2023
  • 2 minutos de leitura

Pesquisa inédita do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicada nesta segunda-feira (13) apresenta um levantamento que abrange o universo das mais de 1 milhão de organizações da sociedade civil (OSCs) formalmente criadas em um período de 120 anos no país. De acordo com a pesquisa Dinâmicas do Terceiro Setor no Brasil: Trajetórias de criação e fechamento de organizações da sociedade civil de 1901 a 2020, o perfil majoritário dessas OSCs é de associações privadas (85%), sediadas na região Sudeste (40%), com tempo médio de atividade de 17,6 anos, voltadas para as áreas de “desenvolvimento e defesa de direitos e interesses” (40,0%) e “religião” (24,6%).

Leia Mais

Todos os anos é uma correria para as Organizações da Sociedade Civil – OSCs, (Organizações Sem Fins Lucrativos – OSFL), conseguirem conscientizar seu amigos, colaboradores, parceiros a doarem até 6% do seu imposto devido para os Fundos da Criança e do Adolescente (3%) e do Idoso (3%).

Leia Mais

Para o Terceiro Setor qual o índice de credibilidade do Governo Bolsonaro?

  • Ingesto
  • 30 de dezembro de 2022
  • 13 minutos de leitura

Para o Terceiro Setor qual o índice de credibilidade do Governo Bolsonaro?

Leia Mais

Aos 45 minutos do Segundo Tempo Governo Federal cria novo Sistema de Parceria e nova Plataforma Digital de transferência de recursos da União! Autores: Rubens Santana  5/5 Fulano de Tal  5/5 Olá pessoal. Então, o Governo Federal publicou agora, no dia 05 de dezembro de 2022, um decreto que trata sobre a instituição […]

Leia Mais

Edital Internacional para Organizações do Terceiro Setor!

  • Ingesto
  • 5 de dezembro de 2022
  • 4 minutos de leitura

Edital Internacional para Organizações do Terceiro Setor: Programa de Financiamento da Iniciativa internacional do clima – IKI Data Inscrição: Até dia 15 de março de 2023 Elegíveis: Só OSCs que atuam na: Mitigação das emissões de gases de efeito estufa; Adaptando-se aos impactos das mudanças climáticas Conservando sumidouros naturais de carbono / REDD+; Conservando a […]

Leia Mais

Passo a Passo para o Cadastramento da sua ONG na Plataforma Mais Brasil!

  • Ingesto
  • 24 de outubro de 2022
  • 14 minutos de leitura

Passo a Passo para o Cadastramento da sua ONG na Plataforma Mais Brasil!

Leia Mais

O Índice Mundial de Doações da Charities Aid Foundation deste ano fornece insights sobre o cenário global de doações à medida que emergimos dos
estágios iniciais da pandemia e começamos a viver com o Covid-19 em 2021.
Este relatório mostra o impacto que a crise da saúde e outros fatores sociais e geopolíticos pressões sobre o comportamento humano em todo o mundo.

Leia Mais

Saiba se um Parlamentar que perdeu a eleição tem direito de indicar recursos para sua base.

Leia Mais

Para uma perspectiva mais realista de sucesso é necessário que sua ótica se fundamente na SITUAÇÃO desse ou daquele tomador de decisão. Qual a SITUAÇÃO do Diretor de Marketing para apoiar meu projeto/ Qual a SITUAÇÃO do CEO para escolher meu projeto? Qual a SITUAÇÃO do Diretor Financeiro para financiar meu projeto. Tudo gira em você analisar a SITUAÇÃO e não a DISPOSIÇÃO do seu Financiador.

Leia Mais

Saiba se sua Instituição possui tempo suficiente de experiência para captar recursos junto à União.

Leia Mais

2.ª Feira de Parcerias de Varginha

  • Ingesto
  • 29 de agosto de 2022
  • 6 minutos de leitura

2.ª Feira de Parcerias de Varginha/MG.

Leia Mais

Quais as exigências e os requisitos necessários para sua instituição possa Captar Recursos junto ao Governo Federal.

Leia Mais

Para você captador de recursos junto as Empresas com fins lucrativos, uma das abordagens mais promissoras em termos de estratégias, é abordar a questão da Responsabilidade Social Corporativa e juntamente com ela, a necessidade que toda empresa séria, e preocupada em cumprir as metas globais em relação à ESG possuem. A ESG tornou-se uma abordagem estratégica e análise muito utilizada por e investidores institucionais para avaliar o desempenho em sustentabilidade de uma Empresa.

Leia Mais

Os 7 Pecados Capitais na Captação de Recursos no Terceiro Setor!

  • Ingesto
  • 24 de março de 2022
  • 1 minutos de leitura

No próximo sábado, as 09h no Canal do YouTube  da Plataforma MROSC faremos uma análise sobre os 7 Pecados Capitais na Captação de Recursos no Terceiro Setor.

Leia Mais

Objeto: Execução do Projeto “CARAVANA DA ECONOMIA CRIATIVA NO MARAJÓ”:
a. Realizar diagnóstico inicial, identificando os povos e comunidades tradicionais;
b. Selecionar iniciativas e prestar o mínimo de 10 consultorias por município;
c. As consultorias de capacitação devem abordar a inserção dos empreendedores no mundo digital.

Leia Mais

Seja eficiente na Captação de Recursos, Pense com um Financiador

  • Ingesto
  • 15 de fevereiro de 2022
  • 7 minutos de leitura

O objetivo de analisar um edital de Isenção Fiscal é tentar entender como pensa o Financiador de Recursos e tentar maximizar a pontuação da sua instituição ou do seu projeto para melhorar sua classificação e consequentemente sua Aprovação.

Leia Mais

É fundamental a realização de uma triagem analisando pormenorizadamente a lista de financiadores que possuem maior adesão ao seu projeto.

Leia Mais

e sua Instituição atua na área de Assistência Social e está Cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social de seu Município, pode estar apta a Captar parte desses recursos disponíveis para 2022.

Leia Mais

O metaverso está chegando e o Terceiro Setor precisa se preparar

  • Ingesto
  • 13 de janeiro de 2022
  • 9 minutos de leitura

O Terceiro Setor tem um papel fundamental a desempenhar ao reunir especialistas, incluindo líderes de tecnologia, engenheiros de software, pesquisadores e defensores, para apresentar um conjunto de princípios que possam ser fornecidos aos formuladores de políticas. Essas diretrizes podem se concentrar em questões como o viés do programador que pode resultar em mundos virtuais que não refletem os interesses, necessidades e preocupações de grupos tradicionalmente marginalizados. Outras áreas de foco podem incluir a proteção dos direitos dos menores e garantir que o ódio, a violência e a misoginia não se tornem pilares do metaverso como na internet. Os primeiros sinais de tais problemas já estão surgindo no metaverso, incluindo incidentes envolvendo avatares de jogos.

Leia Mais

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Empreendedorismo Social (Microsoft Global Social Entrepreneurship Program em inglês), da Microsoft. O programa tem o objetivo de fornecer a startups de impacto social o acesso gratuito a tecnologias para que possam inovar e se desenvolver. Serão oferecidas até dez vagas para empreendedores de impacto social e ambiental.

Leia Mais

Levantamento das Propostas/Planos de Trabalhos que foram apresentadas pela as Organizações da Sociedade Civil – OSCs, no ano de 2021, junto ao Orçamento Geral da União – OGU/2021, através da Plataforma Mais Brasil – P+B, antigo SICONV.

Leia Mais

Organizações do Terceiro Setor Impedidas de Captar Recursos Públicos

  • Ingesto
  • 16 de novembro de 2021
  • 5 minutos de leitura

Ao bem da verdade, muitas dessas instituições estão, vamos dizer assim, no limbo. Terão dificuldade de voltar a conveniar com o Poder Público, terão o CNPJ inscritos na Divida Ativa da União, terão que devolver recursos com juros e correção e os CPFs dos Diretores e dos técnicos responsáveis pela parte jurídica, contábil que assinaram os documentos, responderão solidariamente pelo uso indevido do dinheiro público.

Leia Mais

Conheça a APPD, onde a pessoa com deficiência é protagonista!

  • Ingesto
  • 1 de novembro de 2021
  • 4 minutos de leitura

A Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência (APPD) de São José dos Campos (SP) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos. Ela tem a missão de localizar, orientar e inserir outras pessoas com deficiência e suas famílias na sociedade.

Leia Mais

Nos últimos três anos, 2019 a 2021 a Pandemia do COVID-19 assolou todos os setores da sociedade. E não poderia ter sido diferente com o Terceiro Setor. Assim, a Grassi produziu uma pesquisa e consequentemente um relatório avaliando as condições e as perspectivas atuais para as Organizações Sem Fins Lucrativos, coletando dados e informações de benchmarking significativos que podem ajudar o setor em sua recuperação.

Leia Mais

Com a tecnologia blockchain em sua base, a criptografia se tornou um catalisador para a inovação por causa de seus muitos benefícios. Os atributos que tornam os ativos digitais excelentes para remessas e comércio eletrônico são as mesmas propriedades que os tornam atraentes para instituições de caridade e filantropos que os apoiam:

Leia Mais

Ministério Direitos Humanos lança programa para RECONECTAR a família

  • Ingesto
  • 14 de outubro de 2021
  • 2 minutos de leitura

O Projeto Reconecte, consiste na aplicação de 4 oficinas semanais, com duração de 1 hora e para famílias cujos pais e responsáveis participarão junto com filhos entre 9 e 14 anos de idade. São oficinas lúdicas, de fácil aplicação e conduzidas por um Aplicador que deverá ser capacitado no curso EAD “As Famílias e as Tecnologias Digitais” já disponível gratuitamente no Portal do Reconecte.

Leia Mais

Qual o Financiador Ideal para seu Projeto ou Instituição!

  • Ingesto
  • 21 de setembro de 2021
  • 2 minutos de leitura

Segue um vídeo em que mostro como achar o Financiador ideal para o seu projeto ou para sua instituição através da Plataforma Mais Brasil.

Leia Mais

Pesquisa sobre o Doação e Comportamento do Doador!

  • Ingesto
  • 13 de setembro de 2021
  • 5 minutos de leitura

A Pesquisa Doação Brasil 2020, coordenada pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, e realizada pela Ipsos, contou também com a participação de profissionais e ativistas da Cultura de Doação no Brasil. Mais abrangente estudo sobre os hábitos de doação dos indivíduos no Brasil, foi feito pela primeira vez em 2015 e a expectativa é que seja repetido a cada cinco anos, para acompanhar a evolução da cultura de doação no País.

Leia Mais

Como fazer uma Proposta Comercial ou Portfólio para o seu Financiador

  • Ingesto
  • 24 de agosto de 2021
  • 15 minutos de leitura

Essa documentação que apresentará ao possível financiador, vamos dizer assim, “o cartão de visita” de quem é sua instituição, o que ela já fez, como ela fez, com qual recurso, em qual período de tempo e os resultados oriundos dessas atividades, objetivando convencer o financiador porque é importante indicar recursos para seu projeto ou para sua instituição.

Leia Mais

Um estudo da consultoria Accenture, divulgado em abril deste ano, estimou que o valor direto e indireto da indústria de jogos seja maior que US$ 300 bilhões, apontando que esse mercado seja maior que o da música e o do cinema somados.

Leia Mais

Esse é o segundo vídeo da Série da Palestra no ABCR, Festival ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos no dia 29/09. Abaixo copilei, com certas correções, o áudio da palestra, e analisando minha apresentação, vou percebendo como falo errado. Coisas desconexas, fora de contexto, confuso, um verdadeiro show de horror, erros de português misturado com erros de gramática, concordância e etc., é muitos, mais muitos erros mesmo. PQP uma verdadeira, como diz meu chefe: uma verdadeira meleca. rsrs.

Leia Mais

Foi aprovado na data de 14/07/2021, o Relatório Final da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional através do PL n.º 3/2021-CN, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022, a possibilidade de indicação de recursos para Obras e Construção para o Terceiro Setor.

Leia Mais

Cartilha Jovem Aprendiz – Erradicando o Trabalho Infantil!

  • Ingesto
  • 1 de julho de 2021
  • 2 minutos de leitura

Importância da data em referência para a garantia da proteção integral à criança e ao adolescente no contexto das relações de trabalho no país, em condições dignas e saudáveis para todos, por meio de Guia Prático, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da erradicação do trabalho infantil, ao tempo em que chama a atenção para a valorização do trabalho do aprendiz.

Leia Mais

O projeto trata de vários instrumentos firmados com a administração pública, em que estão presentes as características do convênio: acordo entre pessoas para a realização de interesse comum, mediante mútua colaboração. As regras se aplicam a convênios firmados entre a administração pública e entidades privadas sem fins lucrativos, sociedades cooperativas e organizações religiosas.

Leia Mais

O PL 4.113/2020, determina que os repasses públicos para as organizações não sejam congelados ou interrompidos, e que novos contratos possam ser estabelecidos entre as organizações que estão atuando na linha de frente da proteção e combate aos impactos provocados pela pandemia de covid-19.

Leia Mais

Secretaria de Cultura do DF busca pareceristas em todo o Brasil

  • Ingesto
  • 20 de junho de 2021
  • 2 minutos de leitura

Quer ser parecerista remunerado de projetos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)? A pasta está com edital aberto de fácil preenchimento on-line para selecionar pessoas com perfil e trajetória cultural que estejam habilitadas a analisar as propostas enviadas aos editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), mecanismo de incentivo e fomento da cultura local.

Leia Mais

Os 3 Pilares para o Sucesso de todo Captador de Recursos

  • Ingesto
  • 31 de maio de 2021
  • 7 minutos de leitura

Mas em 2019, depois trabalhar um ano inteiro, de fevereiro a dezembro na indicação do recurso, elaboração do projeto, confecção do plano de trabalho, cumprimento de diligências, corrigindo erros e equívocos de uma ONG, por problemas de ordem técnica, foi necessário migrar o recurso para outra instituição, cheguei ao fim do ano com um saldo de cerca de 800 mil para ser indicado para uma organização do terceiro setor. Já era final da primeira quinzena de dezembro, ou seja, o tempo era meu maior inimigo.

Leia Mais

Quais Organizações da Sociedade Civil – OSCs, (Terceiro Setor), que mais receberam recurso do Poder Público Federal. Analiso também quais os Órgãos Concedentes (Ministérios), que realizaram esse pagamentos e com qual finalidade.

Leia Mais

Nosso levantamento tenta extrair as informações de maneira mais clara e fidedigna possível, é claro que, por questões circunstanciais, alguns dados podem não estar completo, já que, por exemplo: há recursos que são transferido para Organizações da Sociedade Civil – OSCs, através dos Fundo Nacionais, como da saúde, da educação ou assistência social, e que acabam não sendo recursos transferido diretamente do Órgão Concedente para a Instituição.

Leia Mais

O Terceiro Setor precisará do CEBAS – Certificado de Entidades de Assistência Social para Captar Recursos junto ao Orçamento Federal de 2021?

Leia Mais

Ainda dá tempo de Captar Recursos junto ao Orçamento Geral da União de 2021?

Sim, ainda dá tempo e nessa LIVE analisaremos o que ainda é preciso para que uma Organização Sem Fins Lucrativos possa Captar Recursos junto ao Orçamento Geral da União/2021.

ASSUNTOS:

Prazos: Datas da legislações orçamentárias para as indicações junto ao Orçamento Geral da União!

Exigências: Quais as exigências básicas para que sua Instituição esteja apta a captar essa modalidade de recursos!

Caminhos: Orientaremos quais os caminhos corretos para que sua Instituição possa apresentar uma taxa de sucesso elevada em sua captação!

Erros: Mostraremos quais os erros mais comuns cometidos pelo Terceiro Setor no momento da Captação de Recursos junto ao Poder Público Federal!

Perguntas e Respostas: Teremos um bloco completo somente para perguntas e respostas sobre o tema!

Leia Mais

Vídeo sobre Processo de Captação de Recursos junto ao Orçamento Geral da União.

Leia Mais