Passo a Passo: Como cadastrar seu Plano de Trabalho na Plataforma Mais Brasil!

Passo a Passo para Cadastrar seu Plano de Trabalho na Plataforma Mais Brasil - P+B

Antes de Cadastrar seu Plano de Trabalho na Plataforma Mais Brasil, antigo SICONV, verifique se sua Instituição já é cadastrada na Plataforma. Para isso acesse  esse LINK.
Se sua Instituição não é Cadastrada, segue o LINK do passo a passo para você realizar o cadastro.

1 - Introdução

O Portal dos Convênios – SICONV/P+B é um sistema desenvolvido em plataforma web que permite aos órgãos Concedente e Convenente o gerenciamento on-line de todos os convênios cadastrados.
Neste Passo a Passo, será apresentada a funcionalidade para inclusão e envio de proposta. O Portal poderá ser acessado pelo endereço convenios.gov.br

2 - Plano de Trabalho

O Plano de Trabalho é o instrumento que integra às solicitações de convênios que contém todo o detalhamento das responsabilidades assumidas por cada um dos participantes.
Não pode ser elaborado de forma genérica, devendo trazer de forma clara e sucinta todas as informações suficientes para a identificação do Projeto, atividade ou evento de duração certa.
A celebração do instrumento depende da aprovação prévia do Plano de Trabalho, apresentado pelo Beneficiário dos recursos.
O Proponente credenciado no Portal dos Convênios – SICONV/P+B poderá manifestar seu interesse em celebrar os instrumentos mediante apresentação de Proposta de Trabalho.
No momento do cadastramento do Programa, o Concedente tem a possibilidade de exigir que o Proponente, obrigatoriamente, apresente na proposta, o Plano de Trabalho:
Se for determinado que será obrigatória a apresentação dos itens citados, no ato de cadastramento da proposta essas informações serão requeridas pelo sistema. Caso se opte pela não obrigatoriedade, essas informações deverão ser prestadas em momento anterior a celebração do instrumento.
A Proposta de Trabalho deverá ser enviada ao órgão Concedente por meio do Portal dos Convênios – SICONV/P+B.
O Proponente deverá acessar o Portal e seguir os seguintes passos:
No cronograma físico devem ser especificadas as metas da proposta e suas respectivas etapas (fases).
Em cronograma desembolso, deve ser indicada a previsão mensal de liberação dos recursos e, consequentemente, o início da efetivação das despesas. Para cada meta do cronograma físico deve ser especificada a previsão (parcela) de liberação de recursos por parte do Concedente e do Convenente (Contrapartida), devendo ser associado a cada parcela as metas e etapas.
No plano de aplicação detalhado deve especificar todos os bens, obras, tributos e serviços relacionados à execução do(s) Objeto(s) do instrumento.
Informado o plano de aplicação detalhado, o sistema disponibilizará o plano de aplicação consolidado dos recursos a serem desembolsados pelo Concedente e da Contrapartida, caso necessário.
O plano de aplicação consolidado apresenta para cada obra, bens, serviço, tributo e outros a informação do valor de custo e se será adquirido com recursos do Convênio ou de Contrapartida de bens e serviços.
O sistema disponibiliza também a funcionalidade para incluir arquivos na opção de anexos e Projeto básico/termo de referência. Podem ser incluídos arquivos contendo, por exemplo, planta da obra, foto do terreno onde será realizada a obra, laudos e pareceres técnicos etc.

3. Acesso ao Portal dos Convênios – SICONV/P+B

Na página inicial do Portal, no endereço: www.convenios.gov.br, o menu Acesso Livre, permite aos usuários visualizar os programas disponíveis.
O Portal disponibiliza para os órgãos concedentes e convenentes área restrita para acesso ao sistema de convênios. Os órgãos cadastrados deverão, na página inicial, clicar em “Acessar o SICONV/P+B”, conforme Figura 1.
Ao clicar em “Acessar o SICONV – P+B”, o sistema solicitará CPF e Senha de acesso ou Certificado Digital, conforme Figura 2.
Após realizar login, o sistema disponibilizará suas funcionalidades de acordo com o perfil do usuário. No exemplo, o usuário possui perfil de “Cadastrador de Proposta”.
Observe que no campo superior da tela, consta o CPF e nome do usuário “logado” no sistema, bem como a opção de alterar senha, alterar meus dados e sair do sistema.
É apresentado também o menu principal de acordo com o perfil de cada usuário, que neste exemplo é de “Cadastrador de Proposta”, conforme Figura 3.

4. Menu de Proposta de Convênio

Após acessar o SICONV – P+B, o sistema disponibiliza o menu “Propostas”.
As principais opções do menu “Propostas” que serão utilizadas apresentam as seguintes funcionalidades:

4.1. Consultar Programa

Antes de incluir uma proposta, o usuário deverá consultar os programas disponibilizados pelos órgãos.
Os procedimentos para “Consultar Programas” encontram-se disponíveis no Manual Disponibilização de Programas, nos seguintes passos:

4.2. Incluir Proposta

O processo de inclusão de Proposta contempla os seguintes passos:

4.2.1. Buscar Programas para Proposta

Para selecionar um ou mais programas para o envio de proposta, o usuário deverá, no menu “Propostas”, clicar em “Incluir Propostas”.

Ao clicar nesta opção, o sistema exibirá tela com campos a serem preenchidos.

O usuário deverá preencher os campos de acordo com a consulta que deseja realizar e informar pelo menos o código do Órgão, que é um campo obrigatório. Se o código do órgão for desconhecido, deverá clicar na lupa, conforme Figura 5.
Para selecionar o código do órgão, o usuário deverá clicar na lupa e o sistema exibirá tela com campos a serem preenchidos. Caso não saiba nenhuma das informações solicitadas, basta clicar no botão “Consultar”, conforme Figura 6.
O sistema disponibilizará o código, nome, nome do órgão superior e o botão “Selecionar”, ou seja, todos os órgãos que tenham programas disponibilizados. Após o órgão desejado, o usuário deverá clicar no botão “Selecionar”, conforme Figura 7.
O sistema exibe as funcionalidades de “Nova Consulta” e “Opções para exportar”.

Importante: Sempre que a opção “Opções para exportar” estiver disponível, o
usuário poderá exportar os dados da tela para arquivos nos formatos CSV, Excel, XML e PDF.

Após o usuário clicar no botão “Selecionar” do órgão desejado, o sistema exibirá o código do órgão, que foi escolhido. No exemplo, será selecionado o código do órgão “20113”.

O usuário poderá preencher outros campos de acordo com a consulta que deseja realizar, seguindo as seguintes orientações:
Após o preenchimento dos campos, o usuário deverá clicar no botão “Buscar Programas para Seleção”, conforme Figura 8.

4.2.2. Selecionar o(s) Programa(s) / Cadastrar os Dados da Proposta

Após o usuário clicar no botão “Buscar Programas para Seleção”, o sistema exibirá tela com todos os programas disponibilizados para o órgão selecionado.

O código de um Programa é constituído pela formação do código do órgão + ano corrente + numeração sequencial. Exemplo: 20113 + 2011 + 0678.

O usuário deverá selecionar (marcar) o(s) Programa(s) para o(s) qual(is) irá encaminhar proposta e clicar no botão “Selecionar”, conforme Figura 9.
Após clicar no botão “Selecionar” o sistema exibirá a lista dos programas selecionados.

Importante: O Proponente poderá enviar proposta para mais de um Programa do mesmo órgão, mesma modalidade do instrumento e que tenham objetos (1) similares. Para estas propostas será gerado apenas um Convênio.

Para preencher os valores de cada proposta para o(s) Programa(s) selecionado(s), o usuário deverá clicar no botão “Selecionar Objetos / Preencher Valores”, conforme Figura 10.

  1. Objetos – é o Produto do Convênio ou Contrato de Repasse ou Termo de Parceria, observados o Programa de Trabalho e as suas finalidades;