Autores: Ingesto Mariana Andrade
4 Dicas para impulsionar a Capacitação de equipes no Terceiro Setor.

Vamos falar sobre mais um assunto de suma importância para contribuir com o sucesso da sua ONG: A importância da capacitação de equipes no Terceiro Setor. Sabemos que os desafios enfrentados nesse processo são grandes, pois as ONGs, associações e outras instituições sociais, por mais comprometidas que estejam com suas causas, enfrentam uma série de desafios operacionais, muitas vezes agravados pela falta de recursos financeiros e humanos.
Muitas vezes, a capacitação no Terceiro Setor é negligenciada, pois muitas organizações priorizam resultados imediatos e a execução de projetos, deixando de lado o desenvolvimento de suas equipes. Fatores como falta de alinhamento, liderança inadequada e gestão deficiente de pessoas comprometem a coesão da equipe, o que pode gerar consequências negativas, como a queda na qualidade dos serviços prestados, o aumento da rotatividade de pessoal e a perda de oportunidades de inovação.
Assim, não se deve ignorar que a capacitação e o desenvolvimento de equipes são fatores críticos para o sucesso e a Sustentabilidade das organizações do Terceiro Setor. O investimento no treinamento contínuo e na gestão de pessoas torna-se não apenas desejável, mas uma peça-chave para maximizar o Impacto Social e garantir que as operações fluam de maneira eficiente.
Por isso, entender e aplicar algumas estratégias e mudanças de mentalidade faz com que seja possível contornar esses problemas para implementar um plano de capacitação eficiente, mesmo em cenários desafiadores. Veja como as organizações podem superar esses obstáculos por meio de quatro dicas fundamentais que irão ajudar a aprimorar a gestão de equipes.
Por que a Capacitação é Crucial no Terceiro Setor?
Embora o Terceiro Setor seja feito por organizações sem fins lucrativos, essas organizações devem ser vistas e agir com a mesa seriedade de uma empresa, pois enfrentam desafios semelhantes em termos de gestão de recursos, Transparência, captação de recursos avaliação de resultados, etc. Para garantir a Sustentabilidade e maximizar o Impacto Social, é essencial que ONGs adotem práticas de gestão profissionalizada, desenvolvam estratégias claras, e mantenham uma cultura organizacional forte, além de prezarem pela Transparência e pela eficiência operacional.
Dessa forma, a seriedade e a organização típicas do ambiente empresarial tornam-se fundamentais para que o Terceiro Setor cumpra sua missão e continue gerando valor à sociedade de forma contínua e eficaz.
No entanto, para que essas organizações possam desempenhar suas funções de maneira eficaz, é essencial que suas equipes sejam bem preparadas e alinhadas com a missão da instituição.
Quais são os benefícios da capacitação?
A capacitação proporciona benefícios tangíveis tanto para os colaboradores quanto para a organização como um todo. Colaboradores treinados tendem a se sentir mais confiantes e capazes de desempenhar suas funções, o que eleva a moral e diminui a rotatividade. Além disso, uma equipe capacitada é capaz de melhorar a qualidade dos projetos e programas oferecidos, garantindo maior Impacto Social.
Outro aspecto fundamental é que a capacitação contínua promove a adaptação às mudanças no cenário social, político e econômico. O Terceiro Setor, assim como outros, está sujeito a mudanças rápidas, especialmente em tempos de crise, como pandemias ou crises econômicas. Equipes bem treinadas são mais capazes de se adaptar a esses cenários e encontrar soluções inovadoras para enfrentar os desafios, por isso é importante prezar pela capacitação das equipes.
Desafios na Capacitação de Equipes
Promover a capacitação das equipes dentro das organizações do Terceiro Setor não é uma tarefa fácil. Existem “várias pedras no meio do caminho” que podem dificultar esse processo.

Entre as barreiras mais comuns, estão:
- Limitações financeiras: A maioria das organizações do Terceiro Setor opera com recursos limitados, o que pode dificultar o investimento em programas de capacitação. Sem um orçamento dedicado, muitos gestores acabam negligenciando a formação contínua de suas equipes.
- Alta rotatividade de voluntários e funcionários: No Terceiro Setor, é comum lidar com a entrada e saída frequente de voluntários e colaboradores, o que compromete a continuidade dos treinamentos. A rotatividade alta pode minar os esforços de desenvolvimento, uma vez que constantemente há a necessidade de treinar novas pessoas.
- Falta de tempo para treinamentos: Muitos gestores de ONGs e outras Organizações Sociais estão focados na execução de projetos e nas demandas diárias. Isso resulta na priorização de tarefas operacionais em detrimento de atividades de capacitação, visto que muitas vezes o treinamento é visto como algo secundário.
- Comunicação interna ineficaz: Uma comunicação mal estruturada ou insuficiente dentro das organizações também é um grande obstáculo para a capacitação. Sem uma comunicação clara, as mensagens não chegam corretamente aos colaboradores, gerando desentendimentos e falta de alinhamento entre a equipe e a direção.
Esses desafios, no entanto, não devem ser encarados como barreiras intransponíveis. Com a abordagem correta e o uso de estratégias eficazes, é possível promover o desenvolvimento contínuo de equipes, mesmo com poucos recursos.
A seguir, 4 dicas que podem ajudar as organizações a melhorar significativamente a gestão e a capacitação de suas equipes.
1. Realize um Diagnóstico de Necessidades de Capacitação.
O primeiro passo para implementar um Programa de capacitação eficiente é identificar quais são as reais necessidades da equipe e da organização. Isso pode ser feito por meio de diagnósticos de necessidades de capacitação, que ajudam a entender quais áreas precisam de mais atenção e desenvolvimento.
Dê ouvidos a sua equipe!

Por exemplo, é possível que a equipe precise de treinamento em áreas específicas, como gestão de projetos, captação de recursos ou uso de ferramentas digitais. A sua equipe precisa saber sobre o seu código de conduta, estatuto, código de ética, fazer a Prestação de Contas e mostrar resultados. Nada deve ser feito por fazer. Cada trabalho ainda que voluntário deve ser levado a sério, uma equipe coesa e bem treinada onde todos falam a mesma língua impacta no sucesso da sua organização.
Dica extra: inclua os próprios colaboradores nesse processo, enviando formulários colhendo feedbacks sobre suas dificuldades e áreas em que sentem necessidade de aprimoramento. E pergunte–os em quais áreas eles podem contribuir compartilhando com os seus conhecimentos.
A partir do diagnóstico, a organização pode priorizar os treinamentos mais urgentes e, assim, alocar seus recursos de forma mais eficiente, concentrando-se nas áreas que trarão maior impacto.
2. Promova Treinamentos Contínuos e Customizados
Capacitação não é um evento único. É fundamental que as organizações do Terceiro Setor promovam treinamentos contínuos, garantindo que suas equipes estejam sempre atualizadas e preparadas para enfrentar os desafios que surgirem. A capacitação contínua envolve não apenas habilidades técnicas, mas também competências interpessoais, como liderança, comunicação e trabalho em equipe.
Além disso, é importante que os treinamentos sejam customizados de acordo com a realidade da organização e os perfis dos colaboradores. Não adianta oferecer um curso genérico que não esteja alinhado com as necessidades específicas da equipe. A personalização do treinamento garante que ele será mais relevante e aplicável no dia a dia da organização, resultando em um maior aproveitamento.
Dica extra: Se o orçamento for um problema, explore opções de treinamentos gratuitos disponíveis na internet ou de baixo custo, como cursos online, webinars e workshops oferecidos por outras ONGs ou parceiros do setor. Busque parcerias como por exemplo, nas universidades, um aluno do curso de Contabilidade pode ajudar com um workshop de balanço financeiro em troca de um certificado de horas complementares, no curso de Direito, legislação, Letras como escrever um bom texto, e assim por diante.
Faça um balanço da sua equipe e o que cada um desenvolve e contribui para direcionar os treinamentos. Mas lembre-se, se o seu redator não faz Prestação de Contas, não há porque pedi-lo que estude sobre este assunto.
3. Incorpore a Tecnologia no Processo de Capacitação.

A tecnologia pode ser uma grande aliada no processo de capacitação de equipes especialmente para organizações do Terceiro Setor com orçamento limitado. Plataformas de ensino à distância (EAD) permitem que as equipes acessem conteúdos de treinamento de forma mais flexível e econômica. Além disso, com a variedade de ferramentas digitais disponíveis, é possível criar programas de capacitação que se adaptem ao ritmo de cada colaborador.
Muitos cursos online oferecem certificações que podem agregar valor ao currículo dos colaboradores e voluntários, aumentando sua motivação para participar dos treinamentos. Outra vantagem do uso da tecnologia é que ela possibilita a implementação de um sistema de acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores, permitindo que a organização tenha controle sobre os progressos e defina novos objetivos de aprendizado.
A tecnologia também pode ser usada para facilitar a comunicação interna, promovendo uma melhor integração entre as diferentes áreas da organização.
Dica extra: Use ferramentas gratuitas de comunicação com a equipe como Google workspace, Google Meet para reuniões gratuitas, além de outras ferramentas como Trello, Zoom.
O uso desses recursos torna o compartilhamento de informações mais eficiente e garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos da organização.
4. Fomente a Cultura de Aprendizado Contínuo

Para que a capacitação seja realmente eficaz, é importante que a organização incentive uma cultura de aprendizado contínuo. Isso significa que a equipe deve ver o desenvolvimento profissional como parte integrante de sua rotina, e não como uma atividade esporádica.
Uma maneira de promover essa cultura é criando um ambiente no qual os colaboradores sintam-se encorajados a buscar novos conhecimentos e habilidades. Ofereça oportunidades para que eles participem de workshops, congressos e eventos do setor. Além disso, incentive o aprendizado informal, como a troca de conhecimentos entre os membros da equipe por meio de reuniões ou discussões em grupo.
Por exemplo, se na sua equipe tem um colaborador que é da informática, convide-o para dar uma aula sobre uso das ferramentas de Inteligência Artificial para os demais em troca de certificação. Se a sua equipe dominar as ferramentas tecnológicas, Logo você otimizará o trabalho da sua ONG. O seu editor chefe pode capacitar a equipe com dicas de criação de conteúdo ajudando na produtividade dos demais membros deste setor. Ou um colaborador pode ensinar como dominar a ferramenta do Canva para postagens mais criativas e interessantes.
Dica extra: após a coleta de informações (ver dica número1), monte um calendário de capacitação do mês. Observe:
Veja um exemplo:
No mês de abril, o colaborador José da informática irá ministrar uma aula de 1h sobre o uso de ferramentas digitais através da plataforma gratuita Google Meet.
Em maio, a colaboradora Juliana poderá contribuir com os seus conhecimentos ensinando a equipe como fazer postagens mais criativas. Em junho, os estudantes da Universidade X vão ajudar o setor financeiro com dicas de contabilidade e os uso de ferramentas que otimizam este setor. Tudo de forma gratuita usando a ferramenta Google Meet.
Percebe como todos ganham? Não há custos, apenas melhorias e uma boa oportunidade da equipe se conhecer e aprender. Não dê um salto maior do que as pernas, cursos rápidos e bem planejados são muito mais fáceis de estimular um colaborador a participar.
A liderança desempenha um papel fundamental nesse processo. Assim, líderes que valorizam o aprendizado e o desenvolvimento de suas equipes contribuem diretamente para a criação de uma cultura organizacional que prioriza a capacitação. Portanto, como líder, esteja próximo de seus colaboradores; contate-os sempre que puder por meio de e-mails, mensagens de incentivo, agradecimentos e feedback. Além disso, não deixe sua equipe se sentir sozinha e jogada aos ventos, pois isso pode gerar uma grande desmotivação e desistência de voluntários e colaboradores. Mantenha a sua família de pé. Os líderes devem servir como exemplo, participando ativamente dos treinamentos e demonstrando que o aprendizado é uma prioridade para todos.
Conclusão
A capacitação e o desenvolvimento de equipes no Terceiro Setor são elementos fundamentais para garantir a eficiência das operações e o Impacto Social das organizações. Embora o setor enfrente desafios específicos, é possível superar essas barreiras com a implementação de estratégias de capacitação eficazes.
Ao realizar um diagnóstico de necessidades, promover treinamentos contínuos, incorporar a tecnologia e fomentar uma cultura de aprendizado, as organizações podem fortalecer suas equipes e maximizar seu impacto.
A capacitação é um investimento que trará resultados tanto no curto quanto no longo prazo, garantindo que o Terceiro Setor continue desempenhando seu papel crucial na sociedade.