
Notícias Essenciais do Terceiro Setor: Inovação, Impacto e Captação de Recursos!
1) Lupa do Bem lança e-book gratuito para fortalecer a comunicação de ONGs

A Iniciativa Lupa do Bem lançou, em Parceria com a especialista Marina Cipolla, o e-book gratuito “Comunicação para ONGs e Projetos Comunitários”. O material traz orientações práticas, modelos e sugestões pensadas especialmente para organizações pequenas, ajudando a ativar uma comunicação eficaz mesmo com recursos limitados.
Segundo a cofundadora Fabiana Rosa, comunicar bem é uma habilidade estratégica acessível a qualquer ONG. O e-book estimula a reflexão sobre públicos prioritários, presença territorial e uso das ferramentas digitais para fortalecer a credibilidade, atrair parcerias e ampliar o Impacto Social.
Leia a matéria: Observatório do 3º Setor (21/08/2025)
2) Uzbequistão moderniza sistema de proteção social com foco em resultados

Reportagem da Euronews detalha a modernização do sistema de proteção social do Uzbequistão, com a integração de programas de bem-estar, deficiência e combate à pobreza sob a Agência Nacional de Proteção Social. Com processos digitalizados e avaliações locais mais ágeis, o país já registra avanços como a inserção de milhares de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a criação de um Registro Nacional de Famílias com Baixos Rendimentos.
Entre as melhorias, destaca-se a adoção de uma “escala de funcionalidade” para avaliações, o que reduz burocracia e encurta deslocamentos. A ampliação do catálogo de dispositivos de assistência e o atendimento em regiões remotas também fazem parte das mudanças que visam levar serviços a quem mais precisa com maior eficiência.
Leia a matéria: Euronews (19/08/2025)
3) Reflorestamento em Portugal: Story Studio direciona doações por reserva

A Story Studio, marca de alojamentos eco-friendly, anunciou que doará 2,50€ por cada reserva realizada até 31/12/2025 para apoiar a reflorestação na região centro de Portugal. As doações beneficiarão a Associação Geopark Estrela e a Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Piodão, que atuam na recuperação de áreas florestais atingidas por incêndios.
Segundo a fundadora Márcia Vilar, o turismo pode ser um aliado na regeneração ambiental e no fortalecimento das comunidades locais, transformando a experiência dos hóspedes em contribuição direta para a preservação do território.
Leia a matéria: Briefing (20/08/2025)
4) Café Joyeux promove jantar solidário para mobiliar novo espaço no NorteShopping

No Porto, o Café Joyeux realizará um jantar solidário em 3 de setembro para angariar fundos destinados à mobília e decoração do novo café-restaurante que abrirá no NorteShopping. Durante o evento, participantes poderão escolher itens de um catálogo – de fardas a mobiliário – para doar ao novo espaço.
Quem não puder comparecer poderá contribuir com doações diretas para a Associação VilacomVida. A Iniciativa reforça a missão de inclusão do Café Joyeux, que emprega jovens com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento, gerando oportunidade e autonomia.
Leia a matéria: Briefing (20/08/2025)
5) Cultura de Doação no Brasil: tendências, desafios e oportunidades

Análise do portal Para Quem Doar aponta evolução da cultura de Doação no Brasil e traça o perfil do doador – frequentemente com maior escolaridade e renda, e com doações regulares e planejadas. O texto destaca o papel das novas gerações, a facilidade proporcionada por meios digitais como o Pix e a importância da Transparência e da Prestação de Contas.
Além de doações financeiras, ganham força o Voluntariado, a Doação de expertise e de bens. Para fortalecer o ecossistema, a matéria sugere incentivo via políticas públicas e maior engajamento do setor privado, incluindo programas de “matching gifts”.
Leia a matéria: Para Quem Doar (19/08/2025)
6) Prosas lança Programa de dados para impulsionar captação via leis de incentivo

A plataforma Prosas anunciou o Programa de Dados, com painel inédito que cruza informações da Receita Federal e dos principais mecanismos de incentivo (Lei Rouanet, Lei do Esporte, Fundos da Criança e do Idoso e PAT). A ferramenta ajuda OSCs a entenderem o comportamento de patrocinadores e a identificarem potencial de investimento ainda não aproveitado.
Além do painel, há recortes estratégicos, planilhas analíticas, reuniões mensais para mapeamento de tendências e Destaque aos projetos efetivamente apoiados. O Programa busca fortalecer um ecossistema ético e colaborativo no uso de dados para Impacto Social.
Leia a matéria: ABCR (15/08/2025)